segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

#SOCHI: Análises das seleções - Parte 1

As Olimpíadas de Inverno, enfim, começaram. Os primeiros jogos das mulheres já estão rolando e dia 12 é a vez dos homens. Nesse post, eu faço uma breve análise dos times em Sochi. Ah! Antes de conferir a lista, já leu o guia especial de hóquei em Sochi que eu fiz?

Esse é a primeira parte levando em consideração a classificação dos times depois da Fase de Grupos. Segunda parte eu coloco amanhã.


12 - Eslovênia 
Medalhas: 0
Na última olimpíada: Não se classificou
Ranking da IIHF: 17° lugar
Grupo em que participa: Grupo a
Destaque: "A família Kopitar"
Expectativa: Primeira fase

A Eslovênia fará sua primeira participação em Olimpíadas depois de conseguir uma classificação em um torneio organizado pela IIHF onde venceu Bielorrússia, Dinamarca e Ucrânia. E em sua primeira participação caiu em um grupo extremamente complicado. Enfrenta nada mais, nada menos que Rússia e Estados Unidos na fase preliminar.

Em seu time, destaca-se a "família Kopitar", o técnico Matjaz Kopitar e seu filho Anze Kopitar. Outros bons nomes dessa seleção são: Jan Mursak (KHL), irmãos David e Marcel Rodman, Blaz Gregorc (SHL), entre outros.

A grande infelicidade da seleção eslovena foi cair em um grupo complicado e provavelmente, não terá nenhuma vitória. Vitórias sobre o time dos Estados Unidos, Rússia e Eslováquia são improváveis.



11 - Letônia
Medalhas: 0
Ranking da IIHF: 11° lugar
Na última Olimpíada: Terminou em 12° lugar
Grupo em que participa: Grupo C
Destaque: Edgars Masalskis
Expectativa: Primeira fase

Nos Jogos de Inverno em Vancouver, a Letônia ficou com a pior campanha da Fase de Grupos. Perdeu para Rússia, República Tcheca e Eslováquia por grande vantagem dos adversários. E nesse ano não vai ser diferente. Letônia caiu em um grupo um pouco complicado que tem República Tcheca, Suíça e a favorita Suécia.

A seleção da Letônia dependerá bastante do seu goleiro veterano Edgars Masalskis que vem jogando bem atualmente na KHL. Masalskis mostrou ser um goleiro muito bom depois da equipe da Letônia dar muito trabalho para República Tcheca na Fase Preliminar, num jogo decidido pelos tchecos no OT e Masalskis inspirado com 47 saves.

Outros jogadores para ficar de olho na seleção da Letônia é o prospect dos Sabres Zemgus Girgensons e o goleiro Kristers Gudlevskis draftado pelos Lightnings ano passado. 


10 - Noruega

Medalhas: 0
Ranking da IIHF: 9° lugar
Na última olimpíada: Não se classificou
Grupo em que participa: Grupo B
Destaque: Mats Zuccarello
Expectativa: Primeira fase

Noruega caiu em um grupo que será liderado pelo Canadá e depois pela Finlândia. Cabe aos noruegueses disputarem o terceiro lugar do grupo com a Áustria.

Para uma boa campanha, a seleção vai depender bastante do Zuccarello. O bom jogador dos Rangers vem jogando bem nessa temporada pela NHL com 15 gols e 28 assistências somando 43 pontos em 58 jogos.

9 - Áustria
Medalhas: 0
Ranking da IIHF: 15° lugar
Última participação: Não se classificou
Grupo em que participa: Grupo B
Destaque: Trio da NHL (Grabner, Raffl e Vanek)
Expectativa: Primeira fase

Áustria se classificou para Sochi depois de vencer a Itália e a Holanda em um torneio realizado pela IIHF ano passado. Eles ainda perderam para Alemanha, mas as duas vitórias pesaram mais na classificação.

Para conseguirem passar de fase, dependerão bastante dos três jogadores atualmente pela NHL: Michael Grabner (Islanders), Michael Raffl (Flyers) e Thomas Vanek (Islanders). Grabner e Raffl tem números discretos na temporada, porém são bons jogadores em seus times. Vanek sim, ótimos números nessa temporada: 49 pontos em 57 jogos.

O jogo mais importante dos austríacos será contra a Noruega pelo terceiro lugar para pensar na próxima fase.

8 - Eslováquia


Medalhas: 4 (1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze)
Ranking da IIHF: 8° lugar
Última participação: Perdeu para a Finlândia na disputa pelo bronze
Grupo em que participa: Grupo A
Destaque: Defesa com Zdeno Chara
Expectativa: Disputa pelo bronze

Coloco aqui a Eslováquia nessa colocação por cair em um grupo complicado com Estados Unidos e Rússia. Acredito numa terceira posição no Grupo A com só uma vitória sobre a Eslovênia e algumas chances de ganhar um ponto em um overtime ou shootout com os americanos ou com os russos.

Passando de fase, deverá enfrentar o melhor colocado na Fase de Grupos, possivelmente um Suécia logo de cara, ou um Canadá. Será que eles já são capazes de eliminar um dos grandes favoritos?

O grande destaque é a defesa com Zdeno Chara. Outros bons nomes ficam por conta de Marian Hossa (Blackhawks) e Thomas Tatar (Red Wings) no ataque e Jaroslav Halak (Blues) no gol. Desfalque certo é o Marian Gaborik.

9 - Suíça

Medalhas: 2 (2 de bronze)
Ranking da IIHF: 7° lugar
Última participação: Perdeu para os EUA nas quartas-de-finais
Grupo em que participa: Grupo C
Destaque: Jonas Hiller
Expectativa: Quartas de finais

Coloco Suíça e República Tcheca na frente da Eslováquia por motivos de classificação. Os suíços devem vencer a Letônia e disputará a segunda vaga com os tchecos podendo chegar a 6 pontos.

A seleção da Suíça conta com 9 jogadores da NHL (8 na principal e 1 na AHL), porém não é uma seleção para ser descartada levando em consideração o ótimo nível do campeonato suíço.

No gol, destaca-se Jonas Hiller (Ducks). Na defesa, Mark Streit (Flyers) e Roman Josi (Predators) são bons nomes. No ataque, não tem nomes de destaques na NHL, porém pelo campeonato suíço, temos como destaque Roman Wick do ZSC Lions (melhor time da liga).


Siga @Hoqueiros e acompanhe o blog para a segunda parte da lista!

0 comentários:

Postar um comentário