quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

#SOCHI - Análise das Seleções - Parte 2

Aqui, a segunda e última parte da série "Análise das Seleções" nas Olimpíadas de Inverno em Sochi. Nesse post, falarei sobre a República Tcheca, Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Rússia e Canadá. Lembrando que é um ranking de acordo com as campanhas depois da Fase de Grupos. Acompanhem!

Primeira parte da Análise aqui.

6 - República Tcheca
Medalhas: 2 (1 de ouro e 1 de bronze)
Ranking da IIHF: 4° lugar
Na última olimpíada: Perdeu para a Finlândia nas quartas-de-finais
Grupo em que participa: Grupo C
Destaque: Mistura de veteranos com juventude
Expectativa: Disputa pelo bronze

A República Tcheca vem pra ocupar a segunda vaga do Grupo C com a Suíça. Num confronto entre as duas seleções, eu acho que os tchecos se beneficiam e conseguem a segunda posição.

A tão sonhada medalha de ouro, conquistada em Nagano, está longe de ser conquistada, porém a equipe da República Tcheca não é para ser deixada de lado e quem sabe não disputa pelo bronze? Liderados pelo Jaromir Jagr (na sua quinta olimpíada) no ataque, também temos bons nomes como Patrick Elias (Devils), Jakub Voracek (Flyers), Ondrej Palat (Lightnings), David Krejci (Bruins) e Martin Hanzal (Coyotes).

O problema dos tchecos ficou no gol. Sem Tomas Vokoun, eles terão que se contentar com Ondrej Pavelec (Jets) com péssimos números nessa temporada.

5 - Finlândia
Medalhas: 5 (2 de prata e 3 de bronze)
Ranking da IIHF: 2° lugar
Na última olimpíada: Conquistou o bronze
Grupo em que participa: Grupo B
Destaque: Seus goleiros
Expectativa: Disputa pelo bronze

A seleção da Finlândia é uma seleção que sempre luta por uma medalha (ganhou quatro medalhas em quatro dos últimos cincos Jogos Olímpicos). Dessa vez, vai disputar pelo primeiro lugar em seu grupo. Tem dois jogos fáceis: um contra Noruega e outro contra a Áustria. O jogo mais importante e mais difícil é contra Canadá.

Os finlandeses poderiam facilmente lutar por uma medalha de ouro, porém, nessa semana perdeu dois nomes importantes: Valtteri Filppula e Mikko Koivu não vão para Sochi. Mesmo assim tem um plantel muito interessante. Na defesa, Olli Maatta (Penguins) e Kimmo Timonen (Flyers). No ataque, Jussi Jokinen (Penguins), Olli Jokinen (Jets) e Teemu Selanne (Ducks).

Mas, o destaque mesmo, fica por conta dos goleiros: Kari Lehtonen (Stars), Antti Niemi (Sharks) e Tuukka Rask (Bruins).

4° - Estados Unidos
Medalhas: 11 (2 de ouro, 8 de prata e 1 de bronze)
Ranking da IIHF: 6° lugar
Na última olimpíada: Conquistou a prata perdendo a final para o Canadá
Grupo em que participa: Grupo A
Destaque: Elenco completo
Expectativa: Disputa pelo ouro

Estados Unidos estão no mesmo grupo que a Rússia e devem disputar o primeiro lugar do grupo. Situação parecida com a Finlândia. No grupo, tem um jogo fácil contra a Eslovênia e um não tão fácil assim contra a Eslováquia. O melhor jogo do grupo fica por conta da Rússia contra os americanos.

No ataque, os americanos estão bem representados por Patrick Kane (Blackhawks), Phil Kessel (Maple Leafs) e Zach Parise (Wild). Max Pacioretty (que vai para as olimpíadas sim) e James van Riemsdyk também são outros bons nomes no ataque e que vem se destacando na NHL.

Na defesa, Ryan Suter é o destaque. Já pelo gol, os Estados Unidos estão muito bem representados: Ryan Miller (Sabres), Jonathan Quick (Kings) e Jimmy Howard (Red Wings).

A grande polêmica fica por conta da não-convocação do Bobby Ryan e até mesmo do Kyle Okposo. Mas, o elenco dos EUA é bom e bastante competitivo até sem esses nomes. Disputa pelo ouro, mas não me surpreenderia um bronze.

3° Rússia
Medalhas: 2 (1 de prata e 1 de bronze)
Ranking da IIHF: 3° lugar
Na última olimpíada: Perdeu para o Canadá nas quartas-de-finais
Grupo em que participa: Grupo A
Destaque: Mistura da NHL com a KHL
Expectativa: Disputa pelo ouro

Como disse acima, a Rússia vai disputar o primeiro lugar do Grupo A. Num confronto entre Rússia e EUA, eu aposto mais numa vitória dos russos do que dos americanos.

Tentando apagar uma campanha fraca na última olimpíadas, nada melhor que conquistar uma medalha de ouro em casa. E isso sim, pode facilmente acontecer. Liderados pelo monstro Alex Ovechkin, a seleção da Rússia vem com uma mistura interessante da NHL com a KHL.

Além do Ovechkin (Capitals), temos Datsyuk (Red Wings), Malkin (Penguins), Semin (Hurricanes) e Kovalchuk (KHL). No gol, dois ótimos goleiros: Bobvrosky (Blue Jackets) e Varlamov (Avalanche). Já a defesa, é uma incógnita. Pode ser um dos pontos fracos dos russos nos Jogos, a sorte são os dois goleiros que podem "encobrir" a defesa.

2° Canadá
Medalhas: 14 (8 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze)
Ranking da IIHF:
Na última olimpíada: Conquistou o ouro
Grupo em que participa: Grupo B
Destaque: Elenco também completo
Expectativa: Disputa pelo ouro

Disputando o primeiro lugar do Grupo B com a Finlândia, é quase certo que os canadenses levarão a vantagem sobre os finlandeses e ganharão sem problemas da Áustria e da Noruega.

O Canadá tem a difícil missão de defender o ouro e tem elenco o suficiente para isso. Contando com Crosby (Penguins) em uma excelente fase, tem ainda Ryan Getzlaf (Ducks) com uma temporada digna de MVP, tem o Toews e Sharp (Blackhawks) e outros. Ainda tem o Stamkos fora, mas o substituto imediato St. Louis é capaz de subsituir ele sem problemas.

Pela defesa, P.K. Subban (Canadiens), Keith (Blackhawks) e Weber (Predators). No gol, tem Luongo (Canucks), Price (Canadiens) e Smith (Coyotes). Price vem jogando bem, já Luongo não vem bem nos últimos jogos, porém, não é de ser descartado nunca.

Canadá vem com tudo para essas Olimpíadas também e deve sim disputar o ouro. Bronze seria uma decepção?

1° Suécia
Medalhas: 8 (2 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze)
Ranking da IIHF: 1° lugar
Na última olimpíada: Perdeu para a Eslováquia nas Quartas-de-finais
Grupo em que participa: Grupo C
Destaque: Base dos Red Wings
Expectativa: Disputa pelo Ouro

Está num grupo teoricamente mais fácil que as favoritas Rússia, Canadá e EUA. Vitória garantida contra a Letônia e confrontos um poucos mais difíceis com República Tcheca e Suíça. Provavelmente deve ficar com a liderança do Grupo C e a geral.

Em sua equipe, tem uma diversidade de bons jogadores. Começando pelo ataque, nomes como Zetterberg e Alfredsson (Red Wings), Steen (Blues), Landeskog (Avalanche), Backstrom (Capitals), entre outros. Na defesa, Ekman-Larsson (Coyotes), Ericsson (Red Wings) e Karlsson (Senators). No gol, Gustavsson (Red Wings) e Lundqvist (Rangers).

Creio que a ausência do Henrik Sedin não será tão prejudicial nesse elenco da Suécia. Pra mim, disputa pelo ouro fácil.

0 comentários:

Postar um comentário