sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Vem aí o 1° Pan-americano de Hóquei no Gelo - e o Brasil participa

O hóquei no gelo dá um grande passo na América Latina e no nosso país: No dia 2 de março até o dia 9 de março, será disputado no México, na Cidade do México, o primeiro pan-americano sobre Hóquei no Gelo.

E sim, meus caros, o Brasil participará da competição na modalidade masculina com México, Canadá, Colômbia e Argentina.

ATUALIZADO: A participação do Brasil não foi tão boa e sofremos goleadas de times que tem tradição no hóquei no gelo: México, Colômbia e o Canadá. Num confronto que ia determinar o quarto lugar e quem sabe lutar pela medalha de bronze, perdemos por 5 a 3 da Argentina e ficamos na última colocação do Torneio. Os vencedores do torneio foram o Canadá. México ficou com o segundo lugar e a Colômbia com o terceiro.

O que fica de lição é que o Brasil, mesmo não tendo tradição e sequer um rinque de hóquei aqui no nosso país, já deu um grande passo para o crescimento desse esporte.

Sobre o torneio
O torneio passou por muitos problemas até, finalmente, ser oficializado. Para terem uma noção, o pan-americano era pra ser disputado no ano passado em março, depois mudaram para abril e depois para junho. Restou a solução de adiar para esse ano e finalmente, acontecerá.

Outro problema foi nos países que participariam da competição. Até certo momento, a organização contava com a participação dos Estados Unidos, o que acabou não acontecendo. Brasil também participaria da modalidade feminina, e também não vai.

Regulamento
Na modalidade masculina, são cinco equipes: México, Brasil, Canadá, Colômbia e Argentina. Os cinco se enfrentam entre si e o melhor colocado enfrenta o segundo melhor colocado para disputar o 1° lugar. O terceiro melhor e o quarto melhor se enfrentam para decidir o 3° lugar da competição.

Na modalidade feminina, são apenas três equipes, só que Canadá com dois times: Canadá A e B e México. As três equipes se enfrentam duas vezes e o melhor colocado e segundo melhor colocado, se enfrentam pelo 1° lugar.

Onde será disputado?
Será disputado na Cidade do México. Todos os jogos serão disputados no Icedome México SUR que ainda está sendo construído e tem previsão de término das obras na estréia da competição.

Quem quiser ver algumas imagens do rink da arena, clique aqui e aqui.

Sobre o Brasil 
Até o ano passado, foi feito um pequeno torneio para depois convocar os jogadores para ir ao Pan (que estava marcado para 2013). O torneio Open Pro Ice Hockey foi um campeonato bem interessante realizado no Rio de Janeiro e serviu como seletiva.

O torneio foi realizado com oito times, sendo dois femininos. O campeão masculino foi o Lokomotiv Rio de Janeiro e o campeão feminino foram as Ladyburgs. 

No final de abril do ano passado, foi divulgada uma lista dos convocados. Como o torneio acabou não acontecendo em junho, a lista atual apresentou algumas diferenças.

(Foto: NHL Brasil)

Calendário
No horário brasileiro

Domingo, 2 de março
19:00 - Argentina x Colômbia (Masculino)
21:30 - México x Brasil (Masculino)

Segunda, 3 de março
20:00 - Canadá x Colômbia (Masculino)
22:30 - México x Canadá A (Feminino)

Terça, 4 de março
20:00 - Canadá A x Canadá B (Feminino)
22:30 - Argentina x Canadá (Masculino)

Quarta, 5 de março
16:30 - Brasil x Argentina (Masculino)
19:00 - México x Canadá B (Feminino)
21:30 - México x Canadá (Masculino)

Quinta, 6 de março
20:00 - Canadá A x Canadá B (Feminino)
22:30 - Brasil x Canadá (Masculino)

Sexta, 7 de março
21:00 - México x Canadá A (Feminino)
23:30 - México x Colômbia (Masculino)

Sábado, 8 de março
18:30 - Brasil x Colômbia (Masculino)
21:00 - México x Canadá B (Feminino)
23:30 - México x Argentina (Masculino)

Domingo, 9 de março
16:30 - 3° x 4° (Masculino)
19:00 - 1° x 2° (Feminino)
21:30 - 1° x 2° (Masculino)

0 comentários:

Postar um comentário