terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Alguns filmes sobre hóquei

Ontem assisti o filme "Os Brutamontes" (Goon) e resolvi fazer uma lista de alguns filmes que falam sobre hóquei no gelo. ATUALIZADO: Expandi a lista e coloquei um filme que acabei não colocando e outro filme que não foi lançado aqui no Brasil que alguns seguidores sentiram falta. Confira a lista:

Nós somos os campeões (The Mighty Ducks - 1992) 
O advogado Gordon Bombay é obrigado pela justiça a prestar serviços comunitários por dirigir bêbado e outros problemas no trânsito. E o serviço comunitário é ser o instrutor da pior equipe de hóquei no gelo da cidade: garotos desajeitados que não sabem patinar, marcar gols e nem defender. Para não ser preso, o advogado assume o time que acaba fazendo ele relembrar seu passado na Liga Infantil de Hóquei.


D2: Nós somos os campeões (D2: The Mighty Ducks - 1994)
Nesse filme, Gordon Bombay volta a jogar hóquei, porém uma séria contusão põe fim ao sonho de jogar na Liga Profissional. Assim, ele volta a treinar os "Ducks" que agora vão representar os EUA nos Jogos Infantis da Amizade. Dessa vez, a coisa é mais séria e eles terão que lutar bastante para vencer a Seleção da Islândia.

Ainda há mais um filme fechando a trilogia, que é o D3: Nós somos os campeões (D3: The Mighty Ducks - 1996) onde os garotos vão para uma nova escola, tendo que enfrentar própria equipe de lá e um novo treinador.

Esquentando o Alasca (Mistery, Alaska - 1999)
A pequena cidade de Mistery, no Alasca, é apaixonada por hóquei e as coisas esquentam por lá, quando o time de hóquei amador da cidade é colocado para jogar contra o poderoso time do New York Rangers.

Trailer, em inglês:


Vale tudo (Slap Shot - 1977)
Paul Newman é o treinador Reg dos Chiefs, um time da terceira divisão do hóquei. Na intenção de aumentar o número de torcedores do time, ele contrata três jogadores que não sabem jogar nada no gelo, apenas com uma função: bater nos adversários para a alegria e satisfação da torcida.

Partes do filme, em inglês:

Há ainda dois filmes que completam a trilogia: Vale tudo 2: Quebrando o gelo (Slap Shot 2: Breaking the Ice - 2002) e Vale tudo 3: A liga da destruição (Slap Shot 3: The junior league), ambos com a mesma premissa dos três jogadores que só "entram pra bater".

Os Brutamontes (Goon, 2011)
Seguindo a mesma premissa de "Vale tudo", Seann William Scott (o Stifler, de American Pie) é um segurança de balada que é recrutado para ser jogador de hóquei, não pela suas habilidades no gelo, mas sim pelo sua habilidade nas lutas.

Trailer, legendado em português:

Minha vida é vencer (Go Figure - 2005)
É um daqueles filmes musicais e infantis da Disney, mas não deixa de falar sobre hóquei. Katelin Kingsford tem o sonho de praticar patinação artística, mas para a escola onde ela é mandada, não há bolsa para o sonho dela, e sim para o time feminino de hóquei. O que ela não esperava, é que ele fosse se apaixonar por hóquei tendo até que escolher entre o esporte ou a patinação artística. 

Veia de campeão (Youngblood - 1986)
Dean Youngblood é um jovem do interior que parte para Toronto com o sonho de obter sucesso no hóquei. Com o seu talento, ele consegue facilmente uma equipe, onde também encontra o seu grande amor: a filha do treinador. 

Trailer, em inglês: 

Desafio no gelo (Miracle - 2004)
Deixo para o final o melhor filme, na minha opinião, sobre hóquei no gelo. Brooks é o novo técnico da equipe de hóquei dos Estados Unidos em 1980. Com o objetivo de vencer a imbatível seleção da União Soviética, o treinador utiliza métodos polêmicos de treinamento para tentar vencer o time dos soviéticos.

Abaixo, um trecho brilhante do filme:


Jogo da Vida (Breakaway - 2011)
Foi um sucesso de bilheteria no Canadá. Esse filme conta a história de uma família de imigrantes indianos que moram no Canadá. Raj sonha em ser jogador de hóquei, esporte mais popular do país, enquanto o pai dele prefere que o melhor que o filho faz, é seguir nos negócios da família.

Trailer, em inglês:

Maurice "The Rocket" Richard (2005) 
Assim que eu divulguei a lista, alguns leitores sentiram falta desse filme tratando ele como o MELHOR filme sobre hóquei e até OBRIGATÓRIO assistir pra quem é fã do esporte. O filme conta a história do "The Rocket": sua adolescência, sua ascensão no Montreal Canadiens e o "Richard Riot". Interessante também é fazer uma comparação de como era o hóquei de antes para o de hoje: equipamentos, regras, jogo, pancadaria.

Trailer do filme:

Só pelos vídeos, dá uma baita vontade de assistir. Porém, o filme é em francês e algumas partes em inglês. Legendas em português, eu não achei. Se alguém tiver, por favor me avise!

Menção honrosa:
Não é filme, mas não há como não lembrar do desenho animado Os Super Patos (Mighty Ducks) quando se fala de hóquei. Quem não lembra dos irmãos Flashblade? Abaixo um dos episódios que eu encontrei no Youtube, onde no final os Super Patos faturam a Liga Oeste e vão se preparar para a "Copa Stanley".


Baseado no post do "Hockey do Brasil". 

0 comentários:

Postar um comentário